quinta-feira, 29 de julho de 2010

Liderança

Por: Vinicius do Carmo

Bem, eu irei fazer uma apresentação sobre liderança. Irei abordar pontos importantes como a definição de liderança, atitudes para se tornar um líder, caminhos que impedem o desenvolvimento de um futuro líder, fontes de conhecimentos como revistas; livros e programas televisivos para obter um conhecimento específico de liderança, e outros aspectos importantes na liderança como o uso da influencia, ética, distribuição de tarefas e etc. Utilizando durante a apresentação exemplos, frases ditas por lideres e ferramentas como PowerPoint para facilitar a compreensão de todos.

‘’ Liderança é o processo de conduzir um grupo de pessoas, transformando-o numa equipe que gera ‘resultados’. ‘’

Ou seja o líder é o pivô da união de pessoas em prol de um objetivo designado pelo próprio líder, então o papel do líder é motivar e fazer com todos trabalhem em equipe para atingir um único resultado e objetivo.

‘’É a habilidade de motivar e influenciar sua equipe, para que ela contribua voluntariamente e com entusiasmo para alcançar os objetivos da equipe.’’

Por tanto o líder não pode permitir que nada desvie o foco de sua equipe, pois o desvio de foco gera o fracasso, se o líder motiva ele faz com que seu seguidor perceba que não está trabalhando em vão, se influencia detém o controle das energias e atenção de seu seguidor e assim pode transformar uma tempestade em uma simples garoa aos olhos de sua equipe, com o controle total destes elementos, pode-se exigir o resultado que for, pois ele será alcançado.


Influencia
Um líder pode exercer a influencia sobre sua equipe por meio de 3 formas:
Por Autoridade: que é a influencia imposta por meio de um cargo ou posição superior aos subordinados, este é o famoso ‘’chefe’’.

Por Referencia: é a influencia alcançada através do respeito e admiração que a equipe tem pelo o líder, é a pessoa que você olha e diz ‘’este sim é um exemplo de ...’’


Por Sabedoria: que é quando um líder detém maiores conhecimentos em relação a sua equipe, desta forma as pessoas são influenciadas por não saberem e não terem conhecimento sobre o assunto que estão lidando.


‘’A arte da liderança consiste em direcionar a atenção das pessoas contra um único adversário e cuidar para que nada desvie essa atenção’’

(Adolf Hitler)


Ética


‘’De fato, os líderes influenciam seguidores. Por este motivo, os líderes têm por obrigação considerar a ética de suas decisões. ‘’

Pois se não há ética o líder influencia pessoas a cometer atrocidades perante uma sociedade ou corporação, e muitas vezes prejudicando a vida de um ser humano, de uma família e de até mesmo uma nação que foi o caso de Adolf Hitler que criou um grupo chamado SS cujo lema era ‘’minha honra é lealdade ao Hitler’’ formado por guardas influenciados tão cegamente que exterminaram centenas de judeus por uma causa psicopatia.

Por outro lado um líder pode usar a influencia para o lado bom, que foi o caso de Abraham Lincoln que influenciou políticos extremamente a favor da escravidão a se tornarem abolicionistas, e tornar também o estado norte e sul da America do norte, um pais unificado que é hoje os Estados Unidos da America.

Gestão X Líderança

’Liderança é o que somos, e gestão o que fazemos. Nem todo Gestor domina a arte de liderar, assim como nem todo líder possui a capacidade de gerenciar. ‘’

Que é o exemplo do militar e do nosso querido presidente Lula, os militares são ótimos gestores más quando se dirige a um soldado eles empoem uma ordem de forma autoritária e se caso a ordem não seja comprida o soldado é reprimido no primeiro instante, já o nosso presidente é um líder nato, consegue influenciar e manter boas relações com quem quer que seja, graças ao seu carisma elevado, porem não é capaz de gerenciar e administrar nada, talvez por falta de estudos ou Q.I.

‘’ Portanto não é possível atingir a boa liderança, se o líder não detém conhecimentos teóricos e práticos sobre o trabalho e a equipe em que vai gerenciar. ‘’

Visto este tópico podemos concluir que para quem buscar tornar-se um bom líder, e praticar uma liderança sem falhas é preciso se preparar teoricamente que são os estudos, conhecimentos técnicos e específicos sobre o que se vai gerenciar, e se preparar psicologicamente para poder exercer liderança em cima de sua equipe.

Distribuindo Tarefas

‘’É crucial para um Líder identificar e reconhecer as habilidades de seus seguidores, pois só assim poderá designar tarefas de acordo com as habilidades de cada um, obtendo o máximo de rendimento e evitando atritos e decepções com seus seguidores e seus resultados.’’

Pois não adianta designar uma tarefa de grande importância para pessoas com pequena competência que nunca a tarefa será realiza com sucesso, é a mesma coisa que mandar um analfabeto redigir uma redação, ou que uma raposa cuidar de um galinheiro.

Quando o líder identifica a personalidade e a competência de cada um, ele sempre terá uma equipe vencedora que trabalha em harmonia e que gera resultados.


‘’A vontade de treinar tem que ser maior que a vontade de vencer’’ (Bernardinho)


Características do Líder

OFERECE UMA CAUSA, NÃO APENAS TAREFAS: Estimula as pessoas a sentirem que fazem parte de algo nobre, faz uma projeção de qual será o ganho de cada um ao realizar determinada tarefa.

FORMA OUTROS LÍDERES, NÃO APENAS SEGUIDORES: Seu objetivo é investir no crescimento dos futuros lideres, aconselha as pessoas em seu ciclo de amizades educa pessoas para tornarem-se lideres não para obedecer.


SURPREENDE PELOS RESUTADOS, FAZ MAIS DO QUE O ESPERADO: Um líder faz sempre mais do que lhe pedem, esta constantemente superando as expectativas e trazendo melhoras para seu ambiente de trabalho.

INSPIRA PELOS VALORES, NÃO APENAS PELO CARISMA: Esta talvez sege a mais importante, pois um líder cria um clima de ética, integridade, confiança, respeito pelo próximo, transparência, aprendizado continuo, inovação, pró atividade, paixão, humildade, inteligência emocional.

5 passos para o fracasso


NEGLIGENCIA: Que é a falta de disciplina e postura.

COVARDIA: Falta de coragem para ousar e inovar

FALTA DE MORAL: São atos ilícitos e sem ética que faz um líder perder o respeito e a influencia por meio da referencia

TEMPERAMENTO INPETUOSO: É a deficiência que o líder encontra ao aceitar criticas e opiniões de terceiros, ou até mesmo de um seguidor.

EXCESSO DE SOLICITUDE: Que é a exposição de perturbações e preocupações para sua equipe.

Livros, Revistas e Programas para conhecimentos específicos.


• A arte da guerra (sun tzu)


• Negócios (Ed.Globo)


• Você s/a (Ed.Abril)


• Aprendiz Universitário (Rede Record)


‘’Ver a vitoria apenas quando ela esta ao alcance da vista da ralé não é exemplo de superioridade ‘’

(Sun Tzu)


Espero poder contribuir com este conhecimento, para jovens e adultos sem acesso ao nosso curso de aprendizagem do SENAC ou a outros meios de ensino. Quero agradecer ao Senac e a Cortesia Concreto por terem acreditado em meu potencial e me proporcionarem esta oportunidade de aprendizagem e primeiro emprego, também agradeço ao Professor Hamiltton Oliveira, pelas qualidades das aulas desenvolvidas em nosso programa e ao conhecimento que proporciona para todos nós (alunos da turma 13 do programa de aprendizagem SENAC) a cada aula que passa, ao mostrar uma perspectiva de um mundo melhor, sem preconceitos, com ética e paz e ao ensinarmos á percorrer este caminho para que possamos alcansar este mundo para nossos netos ou quem sabe filhos.

Texto escrito por: Vinicius Oliveira do Carmo Almeida
vinicius.docarmoo@gmail.com

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário